8 de mai. de 2008

O Rei da Carniça

Galera, vocês já viram urubu branco? (eu só vi vermelho e preto, e ainda com sotaque carioca, hã? hã?). Pois se não viram, está aí. Apresento a vocês essa incrível e diferente ave de rapina (alguns não o consideram assim, mas é coisa de taxonomista), o Urubu Rei, cujo nome científico é Sarcoramphus papa (papa???).
São encontrados nas Florestas Tropicais do sul do México, através da Floresta Amazônica até a Argentina (meu, na Amazônia também tem tudo hein? Tá explicado porque o mundo inteiro quer um pouquinho dela pra si).
Se reproduz nidificamente (ou seja, constrói ninho) em árvore, botando de 1 a 2 ovos por vez , pois os ovos deles também são de grande porte. É considerado o mais bonito dos urubus pela variedade e suavidade das cores de sua plumagem, que é branca e negra, mas com a cabeça vermelha (ui ui ui), e pode atingir quase 2 metros de envergadura, pesando até 5 quilos (ui ui uizão agora).

Se alimentam de animais em decomposição (éeeeeca!), inclusive os de porte avantajado. Percebem como as aparências enganam, ninguém poderia imaginar que um bicho tão lindo como esse fosse carniceiro (éeeeeca, Again). Tem uma ótima visão e facilmente avista um animal morto. É o primeiro a chegar, pois possui um bico forte, capaz de rasgar o couro de um boi ou cavalo. Depois que ele se alimenta é que as outras aves podem se aproximar (claro, deve ser fedido pra caramba, éeeeeca!).

Essa foto (acho que é uma 3 x 4) foi tirada do Wikipedia... olha a simpatia da criança!
Colaboração do Professor Regnes Vinícius.